21
SET
2015

MDJ NORDESTE COMEMORA 15 ANOS DE HISTÓRIA

by :
comment : 0

Na última terça-feira (15/09), foi comemorado na Capela Santa Clara em Jardim Paulista- Pernambuco, os 15 anos da presença da MDJ – Missão Dehoniana Juvenil, no nordeste brasileiro.
Este evento marca uma série de comemorações aos 15 anos do grupo, e está acontecendo alternadamente nos estados que fazem parte da Província BRE, que contam com a presença da MDJ.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Josemar Lima, SCJ, que atualmente realiza seu trabalho missionário em Fortaleza-CE, estado que também é contemplado com a presença da MDJ. Participaram da celebração o superior Provincial, o Pe. Carlos Alberto, Pe. Pedro Moura, Pe. André Vital, Pe. Francisco Sales, Pe. José Freire, Pe José Daniel, Pe. José Glaubo, Pe. Gimesson Silva, Pe. Carlos Fred, Pe. Francisco Izaú, Pe. Belarmino gomes, Pe. Antônio Gonçalves, Pe. Tarcisio Paiva, Pe. João Batista, Pe. Dagnaldo Alexandre, Pe. Luiz Alípio, Ir. Jacó Cavalcante, Fr. Carlos Eduardo, como também os Postulantes, os Aspirantes e os Propedeutas. Todos eles são membros da Província e contribuíram com a história da MDJ.
A MDJ Paulista acolheu os missionários dehonianos vindos dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte e, como também os grupos de MDJ Camaragibe e São Lourenço da Mata. Os jovens, na celebração, receberam a cruz dehoniana, símbolo da congregação. Com destaque para os pioneiros que também receberam a cruz e renovaram o seu compromisso de evangelizar.

Por volta do ano 2000, após o convite aos jovens feitos pelos Fraters Josemar, Carlos Vieira, Francisco e Pedro Moura, as primeiras formações foram realizadas no Centro Vocacional SCJ em Paulista, e em seguida os primeiros missionários foram enviados em missão. O percussor MDJ do nordeste era formado por 42 missionários da Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Paratibe.
A MDJ- Missão Dehoniana Juvenil, surgiu com um propósito semelhante ao do saudoso Pe, Dehon: “Ir ao povo”, dessa forma, os jovens engajados na Missão Dehoniana, são incumbidos da tarefa de levar o Cristo aqueles que mais necessitam.
Atualmente a MDJ se faz presente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Os jovens realizam missões nas comunidades emergentes presentes em sua Paróquia. Os dehonianos são agentes transformadores, realizando trabalhos sociais em creches, asilos e hospitais, e trabalhos evangelizadores, sempre com o pressuposto de Pe. Dehon: “Levar Cristo ao coração do mundo, trazer o mundo ao coração de Cristo” como propósito de sua vida cristã missionária.
Após a celebração da Santa Missa, todos se reuniram num momento de confraternização no salão da Igreja, para apreciar e comemorar este momento único na história da MDJ.

Por Maria Paula, missionária da MDJ Paulista- PE.

Para ampliar clique sobre a imagem.

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *