12
JAN
2016

Jubileu dos Migrantes terá hóstias feitas em cárcere.

by :
comment : 0

Este ano, o jubileu acontece no âmbito do Ano da Misericórdia; Mais de cinco mil migrantes passarão pela Porta Santa no dia

Da redação, com Rádio Vaticano

vati

No dia 17 de janeiro celebra-se o 102º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, e na ocasião acontecerá o Jubileu dos Migrantes.

No Vaticano, o Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Veglió, celebrará Missa e consagrará as hóstias preparadas especialmente pelos detentos do cárcere de máxima segurança de Opera, em Milão.

O tema escolhido pelo Papa este ano é “Os emigrantes e refugiados interpelam-nos. A resposta do Evangelho da misericórdia”. No espírito do Jubileu, conjugando acolhimento e misericórdia, mais de cinco mil migrantes participarão do Angelus com o Papa e depois, juntos, passarão pela Porta Santa e entrarão na Basílica, para a Celebração Eucarística.

A cruz de Lampedusa

Atribuindo um significado ainda mais profundo ao dia, chegará a São Pedro a Cruz de Lampedusa (um projeto da Fundação Casa do Espírito e das Artes), realizada com madeira de barcos utilizados pelos migrantes e abençoada pelo Papa Francisco em 9 de abril de 2014. Desde aquele dia, a cruz viaja pela Itália, levada por voluntários, unindo paróquias, mosteiros, cárceres e hospitais.

Para Monsenhor Gian Carlo Perego, Diretor da Fundação Migrantes, que promove a iniciativa, “sob o olhar e a proteção da Cruz de Lampedusa, os migrantes confiarão a Deus, rico de misericórdia, o caminho e os sofrimentos de muitos irmãos e irmãs refugiados em fuga de guerras e desastres ambientais”.

Durante a Missa, às 13h (hora local), o Cardeal Veglió deve consagrar as hóstias produzidas por três detentos, pessoas que cometeram homicídios, mas que seguiram um percurso de conscientização e redenção pessoal com a ajuda e o apoio de sacerdotes do cárcere.

A mensagem do Papa para a data foi redigida em 12 de setembro de 2015. O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado é celebrado no segundo domingo depois da Epifania.

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *