23
JAN
2016

Assembleia da Província BRE

by :
comment : 0

Início de ano reúne mais uma vez confrades em Assembleia da Província BRE.

Assesor

Entre os dias 19 e 21 de janeiro, aconteceu a Assembleia da Província BRE que marca o início das atividades do ano para os religiosos. Conforme vem acontecendo, o primeiro dia foi de reflexão com ajuda de Pe. Tito Marenga, vicentino, já conhecido da Província por ter pregado um retiro há três anos.

O momento não foi apenas de palestra, mas também teve uma dinâmica orante. Pe. Tito partiu de elementos dos últimos documentos do papa Francisco para destacar a missão da vida consagrada: “Não devemos ser aves de mau agouro (lembrando as palavras de João XXIII na abertura do Concílio Vaticano II), mas estar atento ao joio que se mistura ao trigo. A nossa missão é não ter medo de ser feliz em meio a essa situação, não impor a nossa fé, mas atrair pelo testemunho de uma vida humana bela.”

Também lembrou que “não se esquecer dos pobres é o sinal da autenticidade do anúncio do Evangelho”. E para que essa profecia seja realizada bem, o religioso não pode se descuidar da fraternidade: “A vida fraterna é um espaço humano habitado pela Trindade. Somos introduzidos, cada vez que assumimos, no mistério da Trindade, um mistério de comunhão”.

Assessor2

A parte final da reflexão (no final da tarde) foi reservada para uma meditação individual, inspirada nas passagens bíblicas de Mt 18 e 1Cor 11,17-34. Para uma revisão de si e saber os conflitos vividos e que dificultam a vida fraterna. A missa foi celebrada logo em seguida.

À noite, os confrades se reuniram num momento de fraternidade, onde puderam partilhar suas experiências, bem como se divertir com boas conversas e histórias antigas e novas.

Recreio

O segundo dia começou com oração também e em seguida foram apresentados os relatórios das Casas e Obras da Província: Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, Centro Vocacional SCJ-Norte,… o que ocupou toda a manhã. No período da tarde, os confrades se debruçaram sobre o Programa do Governo Geral para que pudessem estabelecer cinco ações imediatas pedidas a cada Província. E uma missa encerrou as atividades do dia.

O terceiro dia não começou diferente, e após a oração foram apresentados projetos para este ano envolvendo a pastoral vocacional, os benfeitores e os jovens. A missa de encerramento foi presidida pelo Superior Provincial Pe. Carlos Alberto.

deho2

Rezemos para que os frutos desses dias permaneçam e amadureçam ao longo do ano.

Missa2

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *