27
JAN
2016

REUNIÃO ANUAL DA COMISSÃO TEOLÓGICA LATINO-AMERICANA

by :
comment : 0

artigodeho

Nos dias 22 a 26 de janeiro a Comissão Teológica Dehoniana Latino-Americana (CTDLA) esteve reunida em Recife, no nordeste do Brasil, com a acolhida da Província BRE. Estiveram presentes todos os membros nomeados por suas respectivas entidades: Pe. André Vital (BRE), Pe. João Carlos Almeida (BSP), Pe. António Teixeira (VEN), Pe. Hugo Salas (ARG), Pe. Cristhian Gatica (CHI em Missão no Paraguai) e Pe. Rubens Rieg (BRM), que participou de Roma em quatro momentos via conexão Skype. Esteve presente também o conselheiro geral e presidente da Comissão Teológica Internacional Pe. Artur Sanecki. A Comissão foi formada ad experimentum em 2010 a pedido dos superiores das entidades do continente em resposta a proposta ao Capítulo Geral de 2009. Em maio de 2015 os superiores aprovaram o estatuto da Comissão e, em 13 de outubro, o Governo Geral confirmou oficialmente.

Desta maneira a reunião de Recife foi, na verdade, o primeiro encontro oficial da Comissão, que já tem como tradição uma reunião presencial por ano e uma reunião mensal via internet. Após a acolhida do Superior Provincial da BRE, Pe. Carlos Alberto da Costa Silva, coordenador dos Superiores Maiores da América Latina, a Comissão dedicou-se a avaliar os desafios para o triênio 2016-2018. Para isso foram lidas as atas da recente reunião da Comissão Teológica Internacional e a Carta Programática do Governo Geral, com a apresentação do Pe. Artur Sanecki. Na sequência foi relido o estatuto da Comissão, conforme previsto, procedeu-se a escolha do secretário para o triênio, para o qual foi eleito Pe. André Vital e o coordenador da Comissão, para o qual foi eleito Pe. João Carlos Almeida que oportunamente receberá a confirmação do governo de sua província. Em seguida foi dedicado um tempo significativo para aprofundar o estudo sobre “Misericórdia, reparação e devoção em P. Dehon”, sob responsabilidade de Pe. António Teixeira; “Misericórdia e Doutrina Social da Igreja”, sob responsabilidade de Pe. Cristhian Gatica e “Obras de misericórdia corporal e espiritual”, sob responsabilidade de Pe. João Carlos Almeida. No último momento, a Comissão dedicou uma tarde para a programação do triênio de modo a integrar-se aos trabalhos da Comissão Teológica Internacional em vista do próximo Seminário Teológico, na Indonésia, em 2017.

Foram sugeridos temas para conferências e nomes de possíveis conferencistas, além de se refletir sobre o método deste evento. A Comissão refletiu também sobre uma possível Semana Continental de Estudos Dehonianos, como indicado na Carta Programática do Governo Geral e fará uma proposta concreta aos Superiores Maiores da América Latina para janeiro de 2018. A Comissão entendeu que o início oficial dos seus trabalhos é o dia 25.01.2016. Portanto, o mandato desta Comissão, com seu coordenador e secretário, vai até 25.01.2019. Foi elaborada uma programação para o ano de 2016 com as seguintes reuniões virtuais e respectivos temas: 29.02 (Memória dos seminários Theologia Cordis, Missio Cordis, Anthroplogia Cordis), 25.04 (Método na Teologia Espiritual – Pe. Rubens), 23.05 (Misericórdia na Teologia Latino-americana – Pe. Hugo), 27.06 (Misericórdia, Reparação e Devoção – Pe. António), 29.08 (Misericórdia nos documentos da Igreja na AL – Pe. Cristhian), 26.09 (Paralelo entre a bem-aventurança dos pobres em Lucas e Mateus – Pe. André), 31.10 (Obras de Misericórdia – Pe. João C. Almeida), 28.11 (Avaliação 2016 e Organização 2017). O próximo encontro presencial da Comissão será no Paraguai, nos dias 24 a 28 de janeiro.

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *