05
FEV
2016

CNBB manifesta estima e proximidade aos enfermos.

by :
comment : 0

Bispos recordam Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado em 11 de fevereiro

cnbb

CNBB

Os bispos que compõem o Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestaram sua “estima e proximidade de pastores aos enfermos”, por ocasião do dia a eles dedicado, 11 de fevereiro.

Em mensagem divulgada pela Presidência da entidade, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 4, os prelados recordam que “o autêntico amor para com os enfermos exige que nos comprometamos com a construção de políticas públicas de saúde que atendam dignamente o ser humano em suas necessidades básicas”.

Leia também.: CNBB convoca Igreja para o combate ao vírus Zika.: Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Enfermo 2016

Também são lembrados no texto os agentes da Pastoral da Saúde e as pessoas que, “com amor abnegado, se dedicam a cuidar dos enfermos”.

Leia na íntegra:

MENSAGEM DA CNBB POR OCASIÃO DO DIA DO ENFERMO

“Eu estava doente, e cuidastes de mim ” (Mt 25,36)

Nós, Bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunidos em Brasília, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2016, vimos manifestar nossa estima e proximidade de pastores aos enfermos, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Enfermo, 11 de fevereiro.

Na fidelidade a nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo que sempre deu atenção especial aos enfermos, somos incentivados ao cultivo e à prática desta obra de misericórdia. Essa atitude torna-se visível na caridade praticada pela Pastoral da Saúde e por tantas pessoas que, com amor abnegado, se dedicam a cuidar dos enfermos.

O Ano da Misericórdia revela-se ocasião privilegiada para nos dedicarmos ainda mais aos irmãos e irmãs enfermos, aos quais, muitas vezes, se sobrepõe o peso do preconceito e da discriminação, tornando sua condição ainda mais difícil. Como discípulos de Jesus misericordioso, reafirmamos com o Papa Francisco que “no sofrimento nunca há quem esteja só porque, no seu amor misericordioso pelo homem e pelo mundo, Deus o abraça até nas situações mais desumanas, nas quais a imagem do Criador, presente em cada pessoa, parece ofuscada ou desfigurada”.

O autêntico amor para com os enfermos exige que nos comprometamos com a construção de políticas públicas de saúde que atendam dignamente o ser humano em suas necessidades básicas. Diante disso, incentivamos nossas comunidades, pastorais, movimentos e associações a também lutarem pelos direitos dos mais necessitados, principalmente por causa da crise pela qual passa grande parte das instituições de saúde do país.

Manifestamos nosso reconhecimento e agradecimento a todos os que, voluntária ou profissionalmente, se dedicam aos doentes, particularmente àqueles que, em suas famílias, convivem com a experiência da doença de pessoas queridas.

Pela intercessão de Nossa Senhora da Saúde, invocamos a bênção de Deus sobre os doentes e os que a eles se dedicam.

Brasília, 4 de fevereiro de 2016.

Dom Sergio da Rocha Dom Murilo S. R. KriegerArcebispo de Brasília-DF Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA

Presidente da CNBB Vice-Presidente da CNBBDom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília-DFSecretário-Geral da CNBB

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *