23
FEV
2016

Vocação:

by :
comment : 0

Vocação: a aventura de viver a vida como dom e chamado!

4
A nossa vida é uma maravilha que nos encanta porque é para nós um dom e um verdadeiro tesouro! Por isso não queremos desperdiçá-la! A cada dia buscamos cantar nossa gratidão por tão grande presente, criamos coragem para superar os desafios, renovamos os nossos bons propósitos, aprendemos a tecer novos sonhos, criamos novos laços, levantamo-nos para vencer os limites, dispomo-nos a curar feridas, aprendemos a desfazer os desacertos, propomo-nos a construir e reconstruir pontes de diálogo, ousamos abrir janelas de esperança, enfim, a cada dia colocamos o pé na estrada para seguirmos a fantástica aventura do viver.
Algumas perguntas marcam nossa vida e nos inquietam ajudando-nos a caminhar sempre para frente e nunca para trás, principalmente quando somos jovens ou iniciamos nossa fase adulta, pois neste tempo devemos fazer escolhas e tomar decisões que condicionarão toda a nossa existência. O que ser? O que fazer? Onde viver? Como viver? Trabalhar ou estudar? Ser médico, freira, advogado, motorista, enfermeira, padre, político? Perguntamos: Qual é a minha vocação? Qual é a minha missão? Mas… o que mesmo é vocação???

2

Podemos dizer que VOCAÇÃO é o mesmo que chamado ou convocação para viver de tal forma ou realizar tal ação. Na vocação sempre temos “alguém que chama”, “alguém que responde” e “o chamado”.
A “primeira vocação” ou chamado que temos é à existência: como tudo o que vive na criação, também nós somos chamados a existir, a viver, a fazer parte do universo como seres dotados de energia, de vida, de ânimo, de vigor. Esta é a vocação à vida!
A “segunda vocação” que temos é o chamado a sermos pessoas humanas: no grande universo de tudo o que existe temos o chamado particular e único de sermos “pessoa”, não apenas seres racionais, mas homens e mulheres que têm liberdade e vontade e que se realizam plenamente na relação interpessoal na qual somos amados e amamos. Esta é a nossa vocação humana!

3
A “terceira vocação” que temos é o chamado a sermos cristãos: como pessoas que acreditam em Deus e abraçam a fé em Jesus Cristo, respondendo ao seu “vem e segue-me”, tendo recebido a graça do Batismo, queremos segui-lo como seus discípulos fazendo parte da comunidade de fé na qual somos irmãos, vivemos o amor fraterno, abraçamos a missão evangelizadora e celebramos os mistérios da fé. Esta é a nossa vocação cristã!
A “quarta vocação” que temos é o chamado a assumirmos na comunidade cristã um estado de vida ou serviço/missão que nos faz verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo. Como cristãos, somos chamados a sermos leigos solteiros engajados, catequistas, agentes de pastoral ou a abraçarmos o matrimônio, a vivermos a vida consagrada (freira/frater/frei) ou assumirmos o ministério ordenado (diácono/padre/bispo). Esta é a nossa vocação específica!

1

Chamados à vida como pessoas que são amadas e amam, vivemos a vida nova da fé na qual somos filhos do Pai redimidos na Páscoa de Jesus Cristo pela graça do Espírito. Nossa existência é tocada por uma Palavra que nos abre ao horizonte da vida nova em Deus. Esta Palavra é encarnada na pessoa de Jesus Cristo, Filho eterno do Pai que no Espírito assume a nossa natureza humana para nos fazer participantes da vida divina nele que é Filho. Transfigurados na Pessoa de Jesus Cristo e chamados ao seu seguimento, fazemos da nossa vida uma memória viva do seu Evangelho a fim de que o mundo seja alcançado pela força redentora do Amor que se faz carne ao ponto de se ofertar no alto da Cruz para que tudo seja recriado na potência luminosa da Páscoa da Ressurreição.
Nossa vida é uma aventura! Aventura de um dom recebido na gratuidade e oferto na alegria. Recebido de Deus e ofertado por nós! Na beleza da gratuidade do amor divino somos chamados a sempre correspondermos aos seus dons que nos encantam no caminhar de cada dia e a cada passo que nos faz avançar na estrada. Caminhando encantados pela gratuidade do amor de Deus e alegres por seus dons, procuramos responder “sim” aos seus pequenos chamados e ao grande chamado da nossa vocação para que no caminho que se faz pouco a pouco e no final dessa grande jornada possamos ter a certeza de que “vale a pena viver”.

5

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ
Colégio Internacional Leão Dehon – Roma
Mestrando em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *