07
ABR
2016

Viagem do Papa à ilha de Lesbos

by :
comment : 0

lesbosSala de Imprensa confirma viagem do Papa à ilha de Lesbos

2016-04-07 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – Está confirmada a ida do Papa à ilha grega de Lesbos – atual centro nervoso da crise migratória na Europa.

“Acolhendo os convites de Sua Santidade Bartolomeu, Patriarca Ecumênico de Constantinopla e do Presidente da Grécia, o Papa irá a Lesbos no sábado, 16 de abril”, refere o comunicado publicado no início da tarde desta quinta-feira (07/04).

Na ilha, o Papa, o Patriarca e Sua Beatitude Hieronumus II, Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, encontrarão os refugiados provenientes, sobretudo, do Oriente Médio e da Ásia.

Patriarca Bartomoleu

De acordo com um comunicado divulgado pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e pelo Santo Sínodo da Igreja da Grécia, a reunião de líderes religiosos na ilha de Lesbos pretende sensibilizar a opinião pública internacional sobre o problema dos refugiados e dos cristãos perseguidos e pedir medidas eficazes às instituições competentes.

No comunicado, afirma-se que o Patriarca Bartolomeu expressou várias vezes a sua preocupação pelo fluxo de refugiados e falou a respeito com o Papa em uma carta enviada ao Pontífice em 30 de março.

Esta iniciativa dos líderes religiosos – lê-se ainda no texto – tem a finalidade de manifestar solidariedade aos milhares de refugiados que sofrem, inspirar ações para a proteção das comunidades cristãs que enfrentam inúmeras dificuldades e encontrar soluções justas para a situação dos refugiados.

Turquia

No início da semana, a Santa Sé contestou o acordo entre a União Europeia e a Turquia que estabelece que os migrantes que desembarcaram nas ilhas gregas depois de 20 de março sejam levados de volta ao território turco. A medida levou milhares de migrantes a entrarem o pedido de asilo na Grécia.

(rb/bf)

(from Vatican Radio)

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *