13
MAIO
2016

Porta Santa móvel em peregrinação pelas Ilhas Salomão

by :
comment : 0

2016-05-12 Rádio Vaticana

porta

Gizo (RV) – Na diocese de Gizo, a Porta Santa virou móvel e itinerante para poder alcançar todos, sobretudo aqueles dos lugares mais dispersos do arquipélago das Ilhas Salomão. O país da Oceania é formado por centenas de ilhas de origem vulcânica no Oceano Pacífico e tem cerca de 535 mil habitantes de religião predominantemente cristã: 92% da população.

O bispo Luciano Capelli declarou recentemente à uma agência local de notícias que “a maior parte das pessoas vivem tão isoladas em localidades remotas do arquipélago que não têm nenhuma possibilidade de se deslocar para a catedral ou uma outra igreja importante para celebrar o Jubileu da Misericórdia”. Dessa necessidade nasceu a ideia da Porta Santa móvel e itinerante da capital às regiões mais distantes.

Voluntários

Por dois meses até a última segunda-feira (09/05), um grupo de voluntários levou a Porta Santa por diversas dioceses, oferecendo a todos a possibilidade de reconciliação e penitência. “O desejo da misericórdia que converte os corações e gera perdão, solidariedade e serviço virou palpável aqui na diocese de Gizo”, disse o salesiano italiano.

Acolhida pelas pessoas até na praia, a Porta Santa chegou a ficar três dias em cada localidade e era acompanhada de vigílias de oração, celebrações litúrgicas, formação catequética sobre o significado do Jubileu, sacramento da confissão, eucaristia, diálogos de reconciliação entre indivíduos, famílias e grupos em conflito.

Dom Luciano acrescentou que “os sacerdotes responsáveis das comunidades ficaram surpresos por tanta espiritualidade gerada pela peregrinação da Porta Santa. É bonito quando as pessoas têm a possibilidade de recomeçar, deixar o passado pra trás, fora da porta, transformar os erros e os conflitos em ocasiões de renovação e de crescimento para não repetir os mesmos erros”.

(AC/IlSismografo)

(from Vatican Radio)

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *