20
DEZ
2016

80 Anos de Vida!

by :
comment : 0

lodevicus2O Padre Luís Theuws SCJ celebrou hoje seus 80 anos de vida. E para comemorar esta data todinha especial não lhe faltaram homenagens. Como de Costume, os confrades se reuniram na sede provincial, onde se congratularam pela passagem do natalício do Padre Luís Theuws.
A Província BRE deseja ao Padre Luís Theuws muita saúde e muita paz! Que ele continue incansável no exercício de seu ministério sacerdotal!

Uma Vida dedica à missão
Aos 9 dias do mês de novembro de 1958 chega ao Brasil o seminarista da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, o jovem Luís Theuws. Encantado pela missão além-fronteira e atendendo demasiadamente o desejo do venerável padre Dehon, decide deixar o conforto e todos os benefícios que sua pátria natal poderia lhe oferecer, a fim de embarcar para uma terra longínqua e, assim dar início a uma verdadeira e ardente história de amor, marcada por uma vida inteirinha dedicada à missão. Evidente que na raiz de sua vocação havia uma grande motivação, uma vez que o seu tio, Zé Theuws, durante muitos anos dedicou-se à missão aqui, Nordeste brasileiro.

Lodevicus Godefridus Theuws é natural da Holanda. Nasceu no dia 19 de dezembro de 1936, dia de São Urbano V. Teve uma infância feliz e desde muito cedo alimentou o desejo de ser religioso. Pouco tempo depois, ainda muito novo, decidiu ser padre. De modo que logo ingressou no Seminário dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, objetivando realizar o sonho de ser sacerdote, imitando os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois de alguns anos de vida seminarística faz mais uma decisão importante na sua vida, desta vez decide seguir os passos da Província Holandesa que era a mantenedora da Missão SCJ, no Nordeste do Brasil, compondo o quadro daqueles que decidiram assumir o Brasil como sua nova Pátria.
No Seminário Cristo Rei realiza seus estudos acadêmicos – filosofia e Teologia – entres os anos de 1959-1964. Foi ordenado Padre no último ano de seminário, aos 05 de junho de 1964, na Capela do Seminário Cristo Rei. “Pena que meus pais não estiveram presentes”. Depois de sua ordenação sacerdotal começa uma verdadeira maratona missionária. Ainda no ano 1964 logo embarcou para a Holanda e por lá passou merecidos 5 meses.
De volta ao Brasil logo é nomeado para a cidade de Moreno, onde permanece por três anos. Em seguida é nomeado para a Várzea, passando por lá 12 anos de sua vida. Mas, a sua história de missionário estava só começando. Depois da Várzea vai pra Fortaleza-CE (por mais 3 anos), em seguida volta pra Recife e é nomeado para o Colégio São João. Ainda em Pernambuco assume a formação de novos padres, lá no Centro Vocacional SCJ – Norte, na cidade de Paulista. Depois de alguns anos trabalhando no seminário é nomeado para trabalhar em Igarassú.
Missionário da Missão
Evidente que a sua história não para em Igarassú. Por lá fez grandes amizades duradouras e trabalhou incansavelmente pelo bem daquele povo. O padre Luís é o segundo padre da Província Brasil Recife que decide partir em missão. Ou seja, ele é missionário duas vezes!
Naquela época à Província BRE tinha assumido o compromisso de enviar missionários para o Uruguai, a fim de fortalecer o ideal dehoniano naquele País. Evidente que existia no mundo uma escassez de vocação sacerdotal e religiosa muito grande e, bem como certa resistência dos padres em assumir frentes missionárias em outras nacionalidades. Por isso, o padre Luís sabia da importância de assumir ou reforçar uma frente missionária. Consequentemente parte em missão para mais uma vez vivenciar os desafios de uma nova pátria. Entretanto, em seu coração sabia que a única forma de difundir o Coração de Cristo no mundo é: Levar Cristo ao Coração do Mundo e trazer o mundo ao Coração de Deus!
Depois do Uruguai o padre Luís ainda foi partilhar sua bela história de Vida Sacerdotal com os noviços, lá na cidade de Barretos, São Paulo. A história desse grande homem não para!!! No ano de 2011 foi convocado para trabalhar na Paraíba, João Pessoa, ajudando na formação do fratres e seminaristas. E hoje temos a alegria de tê-lo entre nós, pois o padre Luís é também um amigo, um irmão mais velho, conselheiro, confessor, acolhedor e, sobretudo Pai da nossa comunidade!
Atualmente o Padre Luís, mora na Várzea. Atende as irmãs do Carmelo e Salesianas. Como também é vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Este é, portanto, um pequeno relato do padre Lodevicus Godefridus Theuws ou para nós o Querido padre Luís Theuws SCJ. Parabéns pelos 80 anos de vida Sacerdotal!! Deus te faça muito feliz!!

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *