21
JAN
2017

Curso de Votos Perpétuos e Diaconado

by :
comment : 0

Fr. Rarden Luis,scj (Equipe E&L/4º ano teologia-Conventinho)

diacdeho

Após uma semana de estudos intensos sobre os temas Espiritualidade Dehoniana e Vida Fraterna em comunidade, no domingo dia 8 de janeiro fomos para Formiga-MG. O passeio na princesa do oeste mineiro iniciou com a visita à casa dos confrades que nasceram naquela pequena cidade geográfica, mas grande na fé de seu povo.
Às 19h30 nos encontramos na Igreja Matriz São Vicente Férrer para a celebração eucarística presidida pelo Pe. Gimesson (BRE), na qual os fratres: José Valdinã, Manoel Lourenço, Henrique Benjamim e Rodrigo Arruda (BRE) renovaram os seus votos de castidade, pobreza e obediência. Após a santa missa, com a presença de muitos jovens, fomos acolhidos pelo pároco, Pe. Aurélio, com uma deliciosa galinhada. Agradecemos aos padres e a toda a paróquia que com tanto carinho nos acolheram.
Na segunda-feira iniciamos os estudos acerca de Pe. Dehon, as missões e o apostolado social com a presença do Pe. Gimesson (BRE). Ele destacou que é um tempo de avançar: “avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4). Com este texto evangélico, ele propôs um horizonte bíblico e cristológico para a reflexão sobre as dimensões do apostolado social e da atividade missionária na vida do fundador e na realidade atual da nossa congregação.
Assim, a missão não é assumida por apenas um, mas sim pela comunidade. Caminhamos para águas mais profundas procurando resgatar os traços fundamentais da história do Padre Dehon, que abraçou com dinamismo a causa do apostolado social e assumiu com entusiasmo a atividade missionária, deixando-nos uma herança espiritual e pastoral. É necessário lançarmos as redes para a pesca, pois o apostolado social e a atividade missionária são duas marcas do fazer dehoniano que precisam ser revitalizadas na vida da congregação.
A experiência de Deus é a base do trabalho social. Fazemos a experiência de Deus a partir da experiência de Padre Dehon, logo a experiência de fé de Padre Dehon se torna normativa para nossa experiência. No encontro com Deus Padre Dehon percebeu e se tornou sensível diante das necessidades do povo. Nessa experiência do amor de Deus, revelado no coração transpassado, Padre Dehon responde a Deus e ao mundo. Padre Dehon procura responder ao amor de Deus amando o seu povo, na sua miséria e nas suas necessidades.
Assim, se faz necessário fazer a experiência do amor misericordioso de Deus; fazer um conhecimento profundo da realidade do seu tempo; ter a coragem em responder aos desafios e dramas da vida do povo. Padre Dehon busca um zelo apostólico na cidade industrial de São Quintino, promovendo uma conscientização dos sacerdotes e seminaristas. É preciso sair das sacristias e ir ao povo. “O povo se afasta de uma Igreja que não se interessa pelos seus direitos, e vê nos sacerdotes cúmplices dos opressores”. Como afirma a 8ª Conferência: “os sacerdotes não podem permanecer fechados nas suas Igrejas e nos presbitérios. É preciso que o padre saia da sacristia, é preciso que ele se misture com o povo e lhe preste serviços”.
Com esta reflexão Pe. Gimesson nos exortou: como poderemos assumir o anúncio querigmático de Jesus Cristo e seu Evangelho nos dias atuais através da nossa vida religiosa dehoniana? Somos disponíveis e empolgados para a animação missionária de nossas províncias? De que forma podemos contribuir como religiosos jovens? Como vivemos a missionariedade dehoniana na formação inicial? Como poderemos vivê-la em nossa formação permanente?
Com uma profunda reflexão acerca da dimensão missionária e social apresentada pelo Pe. Gimesson encerramos dois dias de intenso estudo e partilha. Na terça-feira à tarde chegou no Seminário Dehonista o Pe. Rafael Querubin (BSP), que refletiu conosco nos próximos três dias a dimensão dos votos de castidade, pobreza e obediência.
Na quarta-feira, após a Santa Eucaristia presidida pelo Pe. Rafael, tomamos um delicioso café da manhã e em seguida iniciamos os estudos dos votos. Durante a manhã focamos nossa leitura e partilha sobre a dimensão geral dos votos. “Os conselhos evangélicos de castidade consagrada a Deus, de pobreza e de obediência se baseiam nas palavras e nos exemplos do Senhor (…). Constituem um dom divino que a Igreja recebeu de seu Senhor e por graça d’Ele sempre conserva” (LG 43).
Neste intuito Pe. Rafael partilhou conosco que, a decisão perpétua no dia da profissão é uma busca perpétua, por isso, é uma decisão diária. Uma busca que perpassa o nosso processo de vida, ora mais equilibrado, ora menos equilibrado, etc. Somos apresentados à profissão perpétua, ao diaconado, como homens imperfeitos, mas que buscam a perfeição, homens que não estão prontos, mas que querem tornar-se prontos.
Nos apresentou a dimensão da vida religiosa a partir dos votos, que são meios e não fins da mesma. Por isso, que “o núcleo central da vida religiosa consagrada é o louvor, a confissão e a consagração à Trindade. Realiza e vive a conversão contínua, a santidade perfeita e a comunhão eclesial. Presta um serviço de caridade e de evangelização no mundo pela vivência dos conselhos evangélicos, pelo testemunho profético, pelo diálogo permanente e pela missão”.
Foram três dias intensos de muita partilha, leitura e estudo acerca dos votos de castidade, pobreza e obediência, apresentado sobre várias perspectivas, ou seja, teológica, espiritual, comunitária, eclesial, congregacional, histórica, etc. Afinal, a expressão dos votos que professaremos perpetuamente na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus já iniciou em nossas vidas desde a consagração temporária, agora a responsabilidade, o compromisso e a fidelidade se confirma mais uma vez por toda a vida.
O curso são dias intensos de muita reflexão, oração, estudo, partilha e confraternização. Não dispensamos a nossa alegria em partilhar nossas experiências durante estes muitos anos de formação. Um clima muito agradável e fraterno tem permeado toda a dinâmica deste encontro de preparação para a profissão perpétua e ministério diaconal. Até a próxima semana.

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *