11
DEZ
2017

Ano do Laicato se espalha

by :
comment : 0

Ano do Laicato se espalha como ideia força para fortalecer o papel de leigos e leigas

O Ano Nacional do Laicato, lançado na Festa do Cristo Rei, no último dia 26 de novembro, já é uma realidade em toda a Igreja do Igreja no Brasil. Desde pequenas comunidades, na zona rural, aos regionais da CNBB, a Igreja no Brasil organizou celebrações de abertura e acolheu a iniciativa que visa fortalecer o protagonismo dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Na entrevista abaixo, o secretário executivo do Ano do Laicato, Daniel Seidel, faz um relato dos fatos que marcaram a abertura do ano, bem como apresenta quais os próximos passos, desafios e iniciativas programadas.

1 – Como está sendo a recepção do Ano do Laicato nas Igrejas particulares? O que vocês estão ouvindo falar que chama a atenção e querem destacar?

Em todo o Brasil ocorreram as celebrações de Abertura do Ano Nacional do Laicato. Alguns dos Regionais, como o Norte 1 (AM e RR) e Nordeste 2 (AL, PB, PE e RN) fizeram celebração em nível do Regional da CNBB no sábado, possibilitando a participação no domingo, dia 26-11, nas dioceses e paróquias. Algumas dioceses e arquidioceses incorporaram as sugestões em seus folhetos litúrgicos, incluindo a Oração para o Ano do Laicato nas celebrações. Em dioceses do Regional Leste 2 (MG e ES) na celebração de abertura, as paróquias receberam os Estandartes da Sagrada Família, que vai percorrer cada uma das comunidades levando a mensagem do Ano Nacional do Laicato. O programa apresentado pelas TVs Católicas teve boa acolhida e despertou curiosidade em saber como participar efetivamente do Ano Nacional do Laicato. Revistas católicas de grande circulação publicaram artigos (Ave Maria) ou entrevistas (Família Cristã), além de portais católicos. Na Arquidiocedese de Brasília, a Comissão Justiça e Paz, realizou Conversa Justiça e Paz, com a participação do cardeal Dom Sérgio e testemunho de vida da deputada Luiza Erundina sobre o Ano Nacional do Laicato que emocionou e mobilizou para o necessário compromisso dos Cristãos Leigos e Leigas no resgate da Democracia no Brasil neste momento em que os direitos sociais estão sendo atacados com a Reforma Trabalhista e da Previdência Social, por exemplo.

2 – Passado o momento inicial, do lançamento, agora quais são os próximos passos?

Estamos empenhados para publicação pelas Edições da CNBB de novos subsídios visando orientar o trabalho para mobilizar a sociedade brasileira para realização da Auditoria da Dívida Pública, bem como do Círculo Bíblico para Semana Missionária “Igreja em saída” que vai tratar dos areópagos modernos onde os Cristãos Leigos e Leigas são chamados a evangelizar, principalmente com seu testemunho e presença. Também sairá os “Indicativos para Formação do Laicato”, visando orientar a elaboração nas dioceses do Brasil do Plano Diocesano de Formação do Laicato, previsto no Documento 105 da CNBB e uma das metas principais do Ano Nacional do Laicato. A meta é que esses três subsídios estejam prontos para lançamento durante o 14° Intereclesial de CEBs previsto para ocorrer de 23 a 27 de janeiro de 2018. Começam a se multiplicar nas dioceses pedidos de assessoria para Encontros de Formação para aprofundar a missão, identidade, vocação e espiritualidade dos Cristãos Leigos e Leigas.

3 – Quais as novidades enquanto coordenação deste processo na Igreja do Brasil?

A novidade é a aprovação no último Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, realizado em novembro, da realização do Seminário Nacional sobre a Metodologia da Semana Missionária Igreja em Saída, de 16 a 18 de fevereiro de 2018, na sede provisória da CNBB em Brasília. Seu objetivo é capacitar dois multiplicadores por Regional da CNBB na metodologia que será utilizada: a indicação é que seja uma pessoa do COMIRE (Comissão Missionária Regional) e outra pelo CNLB do Regional. Pedimos que os representantes dos regionais se mobilizem logo, combinando com os presidentes e secretários executivos dos regionais da CNBB, enviando sua inscrição para o email: anololaicato@cnbb.org.br. Contaremos com a assessoria de Padre Luís Mosconi, que conta com larga experiência das Santas Missões Populares.

Acompanhe as novidades na página do Ano Nacional do Laicato, no link: goo.gl/FRbWZj

Fonte: cnbb.net.br

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *