05
FEV
2016

CURSO PREPARATÓRIO E PROFISSÃO PERPÉTUA

by :
comment : 0

curso1No dia 03 de janeiro de 2016 iniciou-se, no Seminário São José em Rio Negrinho – SC, o Curso Preparatório para Votos Perpétuos e Diaconado, do qual participaram treze religiosos dehonianos, provenientes de quatro distintas entidades da Congregação: cinco da Província BRM, seis da Província BSP, um da Província BRE e um do Distrito BSL. Este curso tem como escopo, além da realização de uma revisão de alguns aspectos próprios do carisma, possibilitar um tempo propício de oração e convivência fraterna. Para tanto, a “natureza” deste período intensivo de formação, longe de ter uma tonalidade acadêmica, foi marcada pela partilha de vida entre os religiosos de votos temporários com o auxílio e pro-vocação dos assessores.
Cada temática fora tratada num período de três ou quatro dias divididos ao longo do mês de janeiro. O primeiro a dar a sua contribuição foi Pe. Carlos Alberto C. Silva, scj, Superior Províncial da BRE, provocando com o assunto “missionariedade e apostolado social dos dehonianos”. Sua experiência como religioso SCJ e sua participação, em diversos momentos da vida, em instâncias de governo na Congregação possibilitaram-lhe tratar deste tema com maestria teórica e muitos exemplos positivos. Depois dele, foi a vez do então mestre de noviços da Província BRM, Pe. Mário Tito Angioletti, scj, tratar acerca dos conselhos evangélicos de castidade, de pobreza e de obediência. Aqueles dias foram caros por recordar noviciado e o compromisso a ser firmado perpetuamente.
Pe. Gilberto Bonato Xavier, scj, Superior Provincial da BRM, partilhou a temática da vida fraterna em uma comunidade dehoniana. Relevantes textos e frutuosas partilhas sobre acertos e erros, virtudes a serem cultivadas e limites a serem sanados na convivência fraterna animaram aqueles dias. Pe. Ronilton Souza de Araújo, scj, Superior Províncial da BSP, provocou a meditar sobre as virtudes próprias da vocação. Aquele foi um momento singular para acessar as fontes da espiritualidade, sobretudo o Diretório Espiritual e a Regra de Vida. A temática da psicologia da vida religiosa ficou ao encargo de Pe. Adalto Chitolina, scj, enquanto alguns apontamentos sobre o ministério diaconal, sua teologia e missão, ficaram por conta de Pe. Mario Marcelo Coelho, scj. Houve ainda a presença de Pe. Johnny Li, scj, Superior da Província Chilena que, de modo cativante, fez notar o proprium dehoniano da vivência do ministério presbiteral.

curso2
Entre os dias 24 e 29, houve um momento de retiro para acolher o Espírito (Cst. 23) e aquilo que Ele tinha a provocar numa ocasião tão importante. Este momento foi ministrado pelo Pe. Claudio Roberto Buss, scj, com muito esmero e com uma riqueza grandiosa de meditações bíblicas que em muito contribuíram para o encontro com o Senhor.
Dos treze religiosos que fizeram o curso, onze professaram solenemente os seus Votos Perpétuos de castidade, de pobreza e de obediência, na manhã do dia 31 de janeiro, domingo, no Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento-SC. Foram eles: Fr. Agnaldo Gonzeli, Fr. Agnaldo Faria, Fr. Darildo da Silva, Fr. Diego Martins, Fr. Eduardo Fonseca, Fr. Eduardo Pugliesi, Fr. Flavio Alves, Fr. Helton Iomes, Fr. Igor Pereira, Fr. Juliano Moraes e Fr. Silvano Borba. A celebração contou com a presença de grande número de sacerdotes, religiosos, amigos e familiares dos agora professos. O lema escolhido, Sint Unum (Jo 17,21), fez-se visível naquela assembleia eucarística, com fieis de tantos lugares e dehonianos de quatro províncias e um distrito presentes.

curso3

About the Author
This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

Leave a Reply

*

captcha *